segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

REDES SOCIAIS LITERÁRIAS | 5 sites perfeitos para organizar suas leituras e mais!


Quem gosta muito de ler e lê a muito tempo sabe que as vezes, enquanto estamos organizando a estante ou conversando com alguém sobre livros, surge a famosa dúvida: será que eu já li esse livro? Faz tempo, você não se lembra de ter lido, mas ao ler a sinopse ou ouvir do que se trata a história você identifica e algo lá dentro diz que você leu, o que te confunde ainda mais.

Para evitar esse problema, ao longo dos anos, muitos leitores optaram por anotar suas leituras - tanto que existem até livros lançados para isso, como o famoso Livro de Marcar Livros, da Editora Verus -, mas é claro, estamos no século 21 e não é sempre que você terá uma caneta por perto, aliás, levar um desses caderninhos na bolsa pode ocupar espaço desnecessário, então modernizando a coisa, foram criados sites/apps próprios para que você faça isso sem problemas nem esforços absurdos.

Esses aplicativos ajudam você a organizar suas leituras: se já leu, se quer ler, se abandonou a leitura e alguns até permitem que você crie metas, estipulando quantos e quais livros você quer ler e aí você pode ir atualizando sempre que avançar ou acabar algum livro. Simples, rápidos e úteis, basta você escolher qual deles quer usar. E vamos à lista!

1. Skoob

O primeiro deles não poderia ser mais conhecido por toda essa galera que adora ler e já está inteirado em sites e aplicativos com essa finalidade. Com certeza o Skoob ainda é um dos mais completos dessa lista, permitindo que você classifique o livro em Lido, Lendo, Quero ler, Relendo, Abandonei, Emprestei e Tenho além de poder avaliar o livro em até cinco estrelas e postar resenhas de opinião sobre tal obra. Você ainda pode marcar o livro como Favorito, Desejado, ou usar o sistema de troca, onde você pode trocar um livro que você não quer mais por algum que você quer com outro usuário do site. De acordo com a forma que você vai classificando os livros, sua estante vai se formando com os livros classificados em 'Tenho', e assim você ainda tem o controle exato de quantos livros você possui na vida real e quais são (ótimo para quem tem aquela coleção gigantesca de títulos ou então sempre acha que está faltando algum na hora de se mudar). 


Além de tuuuuuudo isso, o Skoob ainda conta com um sistema de cortesias, onde as editoras cedem alguns livros e sorteiam entre os usuários do Skoob que querem ganhar tal livro, e mais, esses livros sorteados são em versão física.

O Skoob ainda permite que você visite as páginas das editoras e acompanhe os lançamentos de cada editora por mês, o que te deixa super atualizado. Tudo isso você também pode fazer no aplicativo que existe tanto para iOS como para Android.

Ufa! Vale a pena, hein?

2. Livreto

O Livreto é bem menos conhecido, mas isso não o faz pior. Com uma interface super fofa e jovial, esse site que também existe como aplicativo para celular tem menos funções do que o Skoob, mas afinal, ele serve mais para organizar as leituras mesmo e não ficar sabendo de todas as novidades, trocas, destrocas e blá blá blá. 

Aqui você pode classificar o livro em Já Li, Quero Ler, Lendo e Abandonei, além de marcar como Favorito e Desejado. Você também pode fazer um breve comentário sobre o livro, mas não como se fosse uma resenha super elaborada. Você pode seguir autores e, de acordo com os livros já classificados, o Livreto sugere outros títulos que podem te interessar.


Por ser uma rede relativamente nova, o Livreto não possui uma variedade tão gigante de títulos, mas você pode cadastrar livros que não estão no site ou, se o livro que você quer classificar não tiver a imagem da capa, você pode enviar também para que eles coloquem. É uma questão de tempo e colaboração dos usuários até que a rede social cresça e possua uma variedade bem maior de livros no sistema.

Você pode ainda seguir outros usuários e ser seguido, e os livros classificados são mostrados no seu perfil, como uma estante virtual mesmo.

3. Goodreads

O Goodreads é mais um dos sites muito conhecido pelos leitores, sobretudo pelos que leem em inglês, até porque o site só possui títulos nesse idioma.

Lá você pode classificar o livro em Want To Read, Read, e Currently Reading além de dar uma nota para o livro e/ou fazer uma mini resenha com a sua opinião sobre a obra. Você também pode procurar mais livros para ler com filtros precisos, o que te ajuda se você gostar apenas de um gênero ou se estiver procurando um livro em específico.


No Goodreads você pode receber recomendações e ainda possui alguns quizzes e outras coisas divertidas que você pode participar, tudo envolvendo livros, é claro.

4. Orelha de Livro

O Orelha de Livro pode não ser muito conhecido, mas é um amorzinho de site que te ajuda a organizar ao mesmo tempo que te faz descobrir ainda mais sobre o mundo literário no geral. Lá, você pode, assim como nos citados anteriormente, classificar os livros em Quero Ler, Estou Lendo, Já Li e Favoritos, assim como avaliar cada um deles em até cinco estrelas e postar uma resenha crítica de cada obra. 

No seu perfil você tem como colocar uma frase no seu mural e ver a sua estante virtual de duas formas diferentes, embora nas duas você tenha uma visão bem ampla dos livros classificados das diversas maneiras já citadas.


Clicando em Leitores, você pode visualizar os seus amigos, as pessoas que você segue e as pessoas que seguem você e possuem a mesma afinidade de acordo com os livros adicionados à sua estante; clicando em Autores você pode seguir vários autores; clicando em Blogs você vai poder visualizar uma lista de blogs incríveis, todos sobre livros e literatura e segui-los, e dessa forma eles aparecem no seu Feed; logo depois de Blogs você tem Biblioteca, onde você pode visualizar sua biblioteca virtual e Feed onde você visualiza, obviamente, o seu Feed, lugar onde você pode falar o que você quiser (como no Twitter), comentar publicações de outros usuários entre outros.

5. LivraLivro

O LivraLivro serve mais para a troca de livros do que exatamente para organizar as leituras, mas eu vou ainda adicionar esse site à lista porque ele é ótimo e muito confiável. Sabe quando você quer um livro que está muito caro, mas não tem dinheiro para comprar? Por outro lado, sua estante está cheia de livros que você já leu e não quer mais... Assim como no Skoob, no LivraLivro é possível que você troque seus livros com outros usuários, porém como esse site foi feito com esse intuito, é mais confiável em questão de a pessoa não te enviar o livro solicitado. Isso porque o LivraLivro possui um sistema de pontos: quando você solicita o livro e ele chega na sua casa (o que é possível que o site saiba, graças ao código de rastreamento que é obrigatório do remetente cadastrar), você perde um ponto e quem te enviou ganha um, sendo assim possível que ele solicite algum livro para outro usuário ou para você mesmo. Se o livro não for enviado para você ou a pessoa não responder a solicitação, o seu ponto volta para você e é como se nada tivesse acontecido.


Você pode cadastrar os livros que você quer trocar, adicionando ele à sua lista de Trocas e descrevendo o estado do título que quer se desfazer, assim como você pode adicionar os livros que você quer à sua lista de Procurados e solicitar a troca com algum usuário quando houver alguém no site que cadastrou esse título para troca.

Ainda sim também há como você cadastrar os livros e classificá-los em Quero Ler, Já Li, Lendo e Abandonado, criando de fato sua estante virtual organizada.


E aí? Gostaram da lista? Qual desses você usa?


2 comentários:

  1. Só conhecia 3 da sua "lista", mas todos os 5 parecem muito bons! Skoob é o único que eu uso, se não é muita coisa para minha cabeça, hahaha!

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu utilizo mais o Skoob também, mas o Orelha de Livro é um amorzinho ♥

      Excluir

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo