sábado, 13 de fevereiro de 2016

PAPO DE LEITOR | Ouvir música e ler ao mesmo tempo?


Você costuma ouvir música enquanto lê algum livro? É disso que viemos falar hoje!

Eu, particularmente, não gostava de ouvir músicas enquanto lia. Me desconcentrava da leitura e eu sempre pensava que fazer as duas coisas ao mesmo tempo era basicamente impossível. Isso acontecia e acontece - não só comigo - porque você tende a se divertir com a música e esquece de ler, e aí, é claro, não lê ou então se embanana todo com as duas coisas e não faz nenhuma delas.

A pouco tempo, no entanto, descobri um negócio muito legal chamado White Noise ou Ruído Branco, que nada mais é do que um método de sons que ajudam você a se concentrar ou se acalmar. Esse método é usado em diversas situações, como para acalmar o bebê quando ele está inquieto e não para de chorar, ou para se concentrar nos estudos/trabalho. Alguns autores também usam para se focarem na hora de escrever seus livros e etc.

Essas músicas não possuem letra, são somente sons calmantes mesmo e, pelo menos para mim, funciona MUITO, sério. Hoje eu o uso sempre, para escrever posts, para ler, escrever fanfics, estudar e às vezes até para dormir. É muito gostoso e não atrapalha em nada na leitura e pode, inclusive, dependendo dos sons, combinar muito com a cena que você está lendo e dar um bust na sua imaginação.

Algumas pessoas, é claro, também não vão curtir esse método. Isso costuma acontecer com pessoas que não conseguem se concentrar em uma coisa só se houver uma atmosfera em volta que não colabora com o que ela está fazendo. Isso não é coisa de outro mundo, tenho amigos que não podem sequer ler com pessoas no mesmo ambiente que eles, pois qualquer movimento ou som os atrapalha. Nesse caso, você deve ler sem músicas mesmo. Eu era um pouco assim quando mais nova, porém com o tempo fui me acostumando e hoje, felizmente ou infelizmente, pode estar acontecendo a terceira guerra mundial lá fora que eu não vou me tocar. 

Se você estiver interessado em ouvir algumas músicas do White Noise, existe um canal super legal que a Fran, do blog Morando Sozinha, indicou num dos vídeos dela. Você pode conhecê-lo clicando nesse link.

E vocês? Que músicas costumam ouvir enquanto leem? Aliás, vocês ouvem música enquanto leem? Comentem aí que eu quero saber!

Espero que tenham gostado do post e da dica. Um beijo e até mais!


Um comentário:

  1. Olá!
    Eu tenho esse costume de só lê escutando músicas, geralmente são calmas ou alguma voltado para o trance...
    Mas sempre sem letras.
    frequências de solfeggio também me ajudam muito na hora da leitura.
    Tem um canal no youtube Man Of No ego.

    ResponderExcluir

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo