sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Livro - Resenha #49 | OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DAS ALMAS PERDIDAS, Cassandra Clare (GALERA RECORD)


Nome original: City Of Losts Souls
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 429
     


Olha lá quem não para de falar de Shadowhunters/Os Instrumentos Mortais, eu mesma, mas na verdade estou aqui hoje para terminar o que eu comecei hehe.

Eu sinceramente tinha me esquecido completamente que a série de livros, Os Instrumentos Mortais não tinha todas as resenhas postadas, então decidi terminar né, já tá na hora!

Enfim, o quinto livro da saga, intitulado Cidade das Almas Perdidas, na minha opinião, foi o mais chato até aqui. A central foi ótima, bem surpreendente na verdade, mas eu tive alguns problemas para gostar de: Clary fala que vai fazer alguma coisa, mas só fala mesmo.

Nesse livro, Jace continua desaparecido e Clary, é claro, faz de tudo para achar o namorado. Ela consegue encontrá-lo, mas aquele não é o seu Jace, embora tenha a sua aparência, mas sim um garoto completamente diferente em suas atitudes e pensamentos. Clary terá que lutar para trazer seu namorado de volta e ainda descobrir exatamente o que Sebastian está tramando com seu plano doentio.

Eu fiquei esperando o momento em que nossa querida Clary iria começar a desvendar coisas sobre Sebastian e, por fim, salvar o Jace do seu estado em transe, mas demorou, demorou e só foi acontecer no finalzinho por mais uma de suas ideias espontâneas que dão certo. A garota pensa rápido e é, de fato, uma heroína, mas eu desejava que pelo menos dessa vez ela fosse arquitetar o plano inteiro, sem interferência de Jace para salvá-lo de si mesmo (vocês que leram devem estar entendendo do que eu estou falando). Como essa foi a base da história e teve a maior importância no enredo, ta aí a explicação do porque eu acho que seja o "menos melhor" livro da saga inteira.

Mas é claro que, sendo um livro de Cassandra Clare, coisas boas não podem faltar para elogiar. Uma das coisas que eu adoro na Cassie é que ela consegue fazer uma história com vários personagens e nunca se esquecer de nenhum. Nesse livro, a trama foca-se principalmente no Jace e na Clary (bem mais do que nos livros anteriores), mas a autora conseguiu, ao mesmo tempo que introduzir melhor um 'novo' personagem (Sebastian), dar continuidade com os outros personagens e seus problemas pessoais.

Como dá dito, nesse livro temos uma introdução melhor à Sebastian, o irmão de Clary que foi alvo da primeira experiência do pai, Valentim, quando ainda estava na barriga de Jocelyn. É incrível como conseguimos odiá-lo e amá-lo ao mesmo tempo e de longe nota-se que o garoto, apesar de ter a idade de Jace, tem um plano muito mais bem arquitetado e profundo do que o do pai, que como sabemos já era um senhor vilão. Sebastian é calculista ao extremo e quase impossível de ser enganado ou ludibriado. É extremamente inteligente e dono de ótimas habilidades de luta, o que nos deixa ainda mais animados para o último livro e a batalha final que o acompanha.


Os outros personagens, além da preocupação em tentar localizar Jonathan e Jace, também carregam suas próprias preocupações e problemas que são criados e desenvolvidos durante a trama (como eu disse, a Cassie não esquece de ninguém) e resta, é claro, a nós pobres mortais sofrer por todos os conflitos juntos até o final do livro.

Sobre a edição, eu sou bem sincera quando digo que não gosto de nenhuma das capas da série e também não gostei dessa (podem lançar versões remasterizadas Galera Record, o mundo vai agradecer - ou pelo menos o Brasil vai - ♥). Mas tirando isso, como sempre, a edição está impecável, não achei erros de digitação e tudo está bem organizadinho, assim como nos livros anteriores.

Enfim, desculpem pela explosão de assuntos relacionados ao mundo das sombras no blog ultimamente. Eu sou fã da série e está sendo quase impossível não compartilhar tudo o que eu acho sobre tudo o que está acontecendo com meus livros favoritos da vida, mas eu realmente achava que já tinha falado da série inteira aqui :/

Beijos e até a próxima!



2 comentários:

  1. Oi Lauren, este ano resolvi retomar a leitura da série, ainda mais agora com a série de TV. Eu li o primeiro livro, adorei mas não sei dizer por que parei. Quero dar continuidade, espero gostar ^^

    Beijos Joi
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo a série! Espero que retorne a leitura logo e que ela te agrade ♥

      Beijos!

      Excluir

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo