sábado, 9 de janeiro de 2016

ESPECIAL | Dicas para ler mais rápido!


Olá, leitores! Já quis terminar seus livros mais rápido, mas percebeu que não tem tempo para isso? Ou que simplesmente não consegue? Separamos algumas dicas que funcionam para nós na hora da leitura. Confira conosco!

1. Não continue a leitura se está cansado.
Esta parece ser uma dica estranha, considerando que estou tentando ajudá-los a ler mais rápido, certo? Mas é necessária. Ler quando já está cansado de ler pode te ajudar a vencer mais páginas do que o previsto na hora, mas você tende a ter preguiça de pegar o livro novamente da próxima vez que for ler, e é nessa hora que você enrola, se atrasa, e demora para terminar aquela obra. Forçando-se a ler você gera uma antipatia pelo título, porque quando estava lendo-o anteriormente o fez de mal humor, sem vontade de ter feito.

2. Leia todos os dias.
Não precisa ser 100 páginas todos os dias, mas leia um pouquinho. Talvez um capítulo só ou, que sejam, dez páginas por dia. No começo pode parecer difícil, porque às vezes nossa rotina é muito cheia e tudo o que queremos fazer quando temos um tempo livre é dormir ou simplesmente descansar, mas lendo todos os dias você vai adquirir o hábito dessa pratica e logo a hora de ler será, para você, um descanso também.

3. Pense sobre a história que está lendo.
Isso estimula sua imaginação e também sua vontade de saber o que vai acontecer em seguida, logo, te faz ter vontade de ler o livro e quanto nos animamos com um livro... vish, as páginas voam! Talvez você tenha adivinhado os próximos passos dos personagens, ou então será totalmente surpreendido pelo autor. De fato, só há um jeito de descobrir: lendo.

4. Não tenha medo de abandonar uma leitura.
Às vezes não estamos no clima de ler um determinado gênero, e a leitura de tal livro se torna maçante e cansativa. Não há problema em parar aquela história e ler outra, a qual você está com mais afinidade no momento, e só depois terminar a primeira. Se você teimar e se forçar a continuar lendo a que você não está a fim de ler... bem, aí você volta para a dica número 1.

5. Leve sua leitura atual para os lugares com você.
Lugares rápidos como shopping, parques, casa dos amigos, etc. não, mas por exemplo, em viagens, mesmo que sejam de apenas um final de semana, seria bom que você levasse sua leitura. Você pode ler durante o trajeto de ida e volta, e se o clima do lugar para onde viajou não estiver como o esperado, você pode ler um pouco lá também.

6. Faça um curso de leitura dinâmica.
Eu, particularmente, prefiro ler de forma natural, uma palavra por vez, uma frase por vez, e etc., mas para alguns, um curso de leitura dinâmica pode ser uma boa ideia.

Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.
Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica. Alguns consideram que leitura consiste em três etapas - ver, pronunciar e compreender - e propõem que se elimine uma das três. Para manter o entendimento, a única etapa que poderia ser eliminada é a pronúncia, seja vocal ou mental.
Algumas técnicas utilizadas são leituras de grupos de palavras, em vez da leitura palavra por palavra; alinhamento do texto de forma que facilite a "varredura" pelos olhos sem que estes necessitem se deslocar muito de um lado para o outro (texto em coluna estreita) e o salto de olho, por meio do qual o leitor estabelece pontos na linha de leitura nos quais faz a parada ocular (esta técnica é utilizada em livros de colunas largas).
O cérebro responde de forma compatível aos estímulos que recebe. Se você durante anos, vem lendo lentamente, os estímulos vem sendo enviados para o cérebro em baixa velocidade, e este responde de forma igualmente lenta. - Wikipédia

Enfim, essas foram algumas dicas que separamos para que você termine seus livros mais rápido e bata suas metas de leitura! Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários, adoraríamos saber!

Por: Lauren 

2 comentários:

  1. Olá! Sabe, em todo este tempo que leio, e acreditem, é muito! hahaha a única maneira que vi que funciona para se ler mais rápido e lendo. Lendo, lendo, lendo! Tentei fazer a dinâmica mas não absorvi quase nada da leitura, pelo menos para mim não rolou! Mas muito legal as dicas!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo