terça-feira, 17 de novembro de 2015

O ÓCIO: Vamos escrever um livro juntos? | O que é e como participar?


Olá galera, tudo bem com vocês? Você, que é leitor e também gosta de escrever, deve ter visto por aí a campanha O ÓCIO. Se você não sabe o que é e nem como participar, vem conosco que a gente te explica. Quem sabe o seu conto não é PUBLICADO GRATUITAMENTE?

Já a algum tempo rola por aí um evento chamado NaNoWriMo. O NaNoWriMo significa National Novel Writing Month e seu objetivo é incentivar a escrita, inspirando escritores amadores a escreverem seus romances em 30 dias. Basicamente, você precisa tirar da cabeça uma ideia de 50.000 palavras em trinta dias, pouco se preocupando com a gramática ou revisões, simplesmente com o amor e a criatividade para escrever.

Participando pela terceira vez do NaNoWriMo aqui no Brasil, a galera do SUPERNOVO.NET decidiu fazer um compilado de histórias que VOCÊS vão escrever. Essa coletânea vai conter oito contos, de 5.000 à 8.000 palavras e deve ter o tema ou se passar na Madrugada. O projeto ainda promete lançar esse livro com os contos em E-BOOK.

O projeto foi criado para incentivar a escrita em ainda mais gente, pedindo uma história bem menor do que a pedida no NaNoWriMo. A ideia principal é alcançar desde as pessoas que não têm tempo, até as que acham que não vão conseguir ter uma ideia para escrever uma história de cinquenta mil palavras.

Em 2013 nós fizemos um podcast contando nossas experiências e em 2014 reunimos uma galera no Botecão do Jack para uma participação massiva. Esse ano queremos levar a coisa um pouquinho além [...]. - Supernovo.net

Tudo funciona durante esse mês de Novembro (o mesmo mês do NaNoWriMo, claro). Você escreve um conto com no mínimo 5.000 palavras contendo o tema Madrugada, manda para Supernovo.Net direto no site deles e seu conto já estará concorrendo para fazer parte da coletânea. Os contos enviados serão avaliados pela galera do Supernovo e os parceiros do projeto (nós somos um deles, que emoção!) e então oito deles serão selecionados para compôr uma coletânea. Depois disso, iremos revisar os contos, editar e publicar nas plataformas digitais gratuitamente, assim, quem quiser pode ler sem problemas.

Todos os direitos dos contos continuarão sendo ligados aos autores e dependendo do tanto de contos bons mandados, o Supernovo poderá promover a edição de um segundo volume. A distribuição será feita pelos sites parceiros, em troca de um tweet ou um post no facebook para a divulgação. Simples assim!

E o que os autores ganham com isso?
Bom, nada. E sinceramente acho que essa é a parte mais legal, porque é um projeto que incentiva o amor pela escrita mais do que por qualquer ganho material. Aliás, imagina que foda ter um conto seu publicado, escolhido entre muitos outros e ainda lido por diversas pessoas?

Os contos poderão ser enviados até dia 30 desse mês. A distribuição da coletânea pronta deve começar dia 20 de dezembro, caso tudo dê certo.

Se você já tiver um conto pronto, já pode enviá-lo por aqui, se ainda não, corre para escrever! Não precisa se preocupar com a gramática ou a pontuação, apenas deixe sua imaginação te levar!

O Supernovo.net ainda fez uma lista dos autores que já venceram a NaNoWriMo para você se inspirar (e, talvez, se surpreender com os nomes). Vejam!

Gostaram da dica? Eu estou super ansiosa para ver quantos maravilhosos autores serão descobertos no projeto. Participem e indiquem para seus amigos bons de escrita!

Por: Lauren


Nenhum comentário:

Postar um comentário

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo