terça-feira, 25 de agosto de 2015

Papo de Leitor #03 - Como organizar e estimular a leitura?


Olá, leitores! Como vocês estão? Como viram no título, hoje eu vou dar algumas dicas de como se organizar com as leituras durante o mês!


Eu pensei em escrever esse post principalmente porque eu sei que a maioria de vocês, que visitam o blog e curtem a página, estudam, trabalham (ou estudam e trabalham), e com isso acabam lendo pouco ou nada durante o mês, o que é algo que nenhum de nós gostamos, certo? As dicas que eu vou dar aqui são as que eu uso, porque, por conta do blog, eu tenho mesmo que ter uma leitura mais acelerada. Não sei se são as melhores dicas ou se estão certas, assim como não posso afirmar que com certeza vão funcionar, mas espero de coração que funcionem. Comigo estão sendo ótimas! Só assim poderia fazer as resenhas do mês haha

Bom, eu sempre li livros a uma velocidade mediana. Alguns eu demorava mais, outros menos. Desde que criei o blog tentei começar a ler mais e mais rápido, mas acabou que desde março eu estou com uma ressaca literária horrível e eu precisava, não só mudar isso, mas acelerar o meu ritmo de leitura sem que o resto da minha rotina fosse muito afetada.

Eu comecei devagar, mas cada uma das dicas que eu vou dar aqui - embora sejam poucas - realmente mudam as coisas se você aplicá-las de verdade no seu dia-a-dia. Então, vamos lá!


1. Faça uma lista dos livros que quer ler no mês!
Fazer uma lista das leituras que pretende fazer é ótimo por vários motivos. O principal deles é que você não perde tempo escolhendo qual vai ser sua próxima leitura e tem mais para realmente botar a leitura em prática. É essencial que você faça a lista no mês anterior e que você tenha todos os livros que a compõem na sua estante.

Outro ponto essencial nessa lista (aliás, eu acredito que seja o mais essencial), é que você deve ser realista quanto à quantidade de livros. A quantidade deve ser compatível com sua disposição para leitura, com o tempo que você tem para ler e até com o tamanho do livro. Se o seu objetivo é aumentar a quantidade de livros, sugiro que você coloque apenas um livro a mais, depois que se acostumar, coloque outro e assim por diante. Dessa forma você consegue se equilibrar bem e aumenta gradativamente o número de livros por mês, sem estresse ou cobranças. Se os livros que escolheu em um mês forem bem maiores do que você está acostumado (tipo um Game Of Thrones, por exemplo) vale colocar menos livros na lista também!

2. Crie metas! 
Estipule metas para acabar cada livro, mas não fique bravo se demorar mais tempo do que o estipulado. Às vezes acontece. O bom de estipular metas é que, com o tempo, te organiza o bastante para saber certinho quantos livros vai conseguir ler no mês.

3. Tenha um caderno para anotar suas leituras!
Outra coisa que estimula a leitura (e estimula bater as metas que você fez no item anterior) é anotar todas as suas leituras em um caderninho. Eu comecei a fazer isso fazem uma semana e por enquanto só tem um livro (choremos), mas aposto que vai me ajudar bastante. É só escolher um caderno qualquer (eu prefiro os pequenininhos) e escrever o nome do livro, quando começou a leitura e quando terminou. Aí vai fazendo isso com todos os livros! No final do mês ou do ano você ainda tem uma base legal de quantos livros leu.

PS: Você pode colocar uma breve descrição sobre o livro ou sobre o que você achou dele também. Se você tem blog de resenhas, isso é algo super útil! 

4. Não leia quando não quer ler ou quando está cansado.
A pior coisa do Mundo é ler por obrigação. Se está cansado daquele livro ou de ler em si, pare, nem que demore alguns dias para você pegar o livro novamente. O prazer em ler está justamente em gostar disso e não há nenhum problema em abandonar tal livro e continuá-lo depois ou parar de ler tudo por um período. Você está descansando o seu cérebro, e quando voltar, garanto que estará ainda mais sedento por cada palavra.

5. Se sua vida é muito agitada, estipule horários para ler!
Você tem muitos compromissos e todos são marcados em horários, certo? Horário para ir para a escola, horário para ir ao dentista, horário para uma reunião e etc... Seu divertimento também é um compromisso seu, e se ler te diverte, porque não 'marcar um horário' para ler também? Não precisa ser todos os dias e nem mesmo tempos muito longos. Só de ter um horário específico a leitura fluirá melhor e será bem aproveitada.

Enfim, galera, é isso! São poucas e bem simples, mas foram dicas de coração e espero que ajude vocês.

OBS: Para organizar minhas leituras do mês, além de anotar num caderninho, eu uso o Metas de Leitura do Skoob! Ultimamente tenho boicotado o coitado, mas nos meus bons meses (lê-se sem ressaca literária) ele foi ótimo e continuará sendo!

Beijos e até a próxima!

Por: Lauren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo