quinta-feira, 23 de abril de 2015

Filme - Resenha #03 - 10 Coisas Que Eu Odeio em Você


Duração: 99 minutos
Ano: 1999
Gêneros: Romance clichê
Atores principais: Julia Styles e Heath Leadger
Nota:


Esse filme é um clássico para adolescentes apaixonadas, ou estou mentindo? Que menina nunca sonhou com um "Patrick Verona"? Um valentão, descabelado, alto, forte, com sotaque, e encantadoramente irônico. Essas são só algumas das suas maravilhosas definições, é claro.

Mas o foco do filme não é só ele, na verdade, o foco é dividido entre quatro pessoas, ou, mais precisamente, dois casais: Bianca e Kat, que fazem o papel de irmãs e Cameron e Patrick, que vão conquistar os corações delas.


O filme "10 Coisas Que Eu Odeio em Você" é a versão moderna do conto "A Megera Domada", de William Shakespeare, onde temos duas irmãs completamente opostas, um pai viúvo que é médico e muito severo, sobretudo com as relações de suas filhas.

Bianca é a popular e amada da escola, conhecida pelos meninos como a "menina impossível", já que, mesmo sendo linda, não fica ou namora com nenhum deles. Já Kat é a garota detestada por todos eles. Conhecida pelo seu jeito “irreverente”, ela afasta todos, e faz com que eles sintam medo dela.

Na casa onde vivem, o pai colocou um regra “não é permitido namorar até a faculdade”. O que deixa Bianca extremamente irritada, já que o garoto mais popular da escola, Joey Donner, quer sair com ela. De tanto irritar o pai, ele muda as regras, deixando claro que Bianca só pode começar namorar, se Kat fizer o mesmo. O pai faz isso de propósito, já que sabe que a filha mais velha odeia os homens e não aceitaria namorar de jeito nenhum, nem por causa da irmã.


Cameron, filho de um militar e novato na escola, logo se apaixona pela apaixonante Bianca. Ao descobrir as condições de namorar ela, ele não perde tempo em achar uma solução. Ele e Joey se juntam na missão, embora Joey não saiba que Cameron também quer namorar com Bianca. Juntos, eles vão atrás do mais valentão e tenebroso, Patrick, o único que, de acordo com sua fama, teria coragem de sair com a irreverente Kat. Eles convencem Patrick, através de dinheiro, a sair com Kat, para que assim Bianca fique "livre".

O que todos já sabiam, era que não ia ser fácil conquistar Kat, a garota mais indomável, teimosa, odiada e rude do colégio, apesar de linda. Fala sério, como você faz para uma menina “sem esperança” no amor, se apaixonar por você? É isso que Patrick se pergunta.


O rumo da história não é nada inesperado, mas você ama cada pedaço do filme, cada personagem. As partes em que Kat e Patrick se desentendem, a parte em que ela se dá conta que está se apaixonando por ele e vice-versa... todas essas coisas você já sabe que vai acontecer, talvez até saiba como vai acontecer, mas você assiste mesmo assim porque é bom e lindo demais para deixar passar.

Eu acredito que o clichê existe porque gostamos dele, porque é legal ver o casal que se odeia perceber que o ódio não passava de uma desculpa para quem não quer assumir que ama. Lógico que uma história completamente inesperada nos deixa felizes e de boca aberta, mas quem não é apaixonado por um clichêzão lindo e romântico? Ok, garotos, em sua maioria, não são, mas podemos obrigá-los assistir um pedacinho, certo?

O filme é realmente para meninas, desde as mais românticas, porque ele foi feito para adolescentes apaixonadas, até as mais "realistas", digamos assim. Ele foi feito para todas as meninas que querem ser descobertas e amadas. Por isso acaba sendo o nosso preferido.


A parte mais apaixonante do filme (além de tudo) é a cena onde a Kat recita um poema na aula chamado "10 motivos", que consiste nos 10 motivos por odiar Patrick Verona. A cena é linda e existe uma curiosidade por trás dela: as lágrimas que Julia Styles solta no final do poema não foram planejadas.
 
10 motivos
"Odeio o modo como fala comigo
E como corta o cabelo
Odeio como dirigi o meu carro
E odeio seu desmazelo
Odeio suas enormes botas de combate
E como consegue ler minha mente
Eu odeio tanto isso em você
Que até me sinto doente
Odeio como está sempre certo
E odeio quando você mente
Odeio quando me faz rir muito
Mais quando me faz chorar...
Odeio quando não está por perto
E o fato de não me ligar
Mas eu odeio principalmente
Não conseguir te odiar
Nem um pouco
Nem mesmo por um segundo
Nem mesmo só por te odiar" 

O filme é muito legal e divertido. Você com certeza não percebe o tempo passar enquanto assiste e eu realmente queria que ele durasse mais, porque é maravilhoso!



RECOMENDAMOS À:
Todo e toda fã de filmes populares dos anos 90. Aos que adoram um romance, principalmente um romance juvenil, e é claro, aos apaixonados por Shakespeare!

QUERO ASSISTIR! ONDE POSSO ENCONTRAR?
"10 Coisas Que Eu Odeio Em Você" é um filme velho, mas nem tanto, o que o torna nem fácil e nem difícil de se achar. Atualmente, você pode assisti-lo no NETFLIX, mas não sabemos quanto tempo ficará lá, já que o Netflix vive tirando e colocando filmes no seu sistema. Há, é claro, outros sites na internet, e eu acho que esse filme ainda pode ser encontrado nas raras locadoras de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo