domingo, 21 de dezembro de 2014

Livro - Resenha #02 - O Projeto Rosie, Graeme Simsion (RECORD)

Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Ano: 2013
Nota:



"Às vezes não somos nós que encontramos o amor; é ele que nos encontra."

Yay, leitores fanáticos! Hoje eu vim resenhar sobre um livro que eu li faz um tempo (mais ou menos no meio desse ano) e eu amei MUITO: O Projeto Rosie.

Vou começar dizendo que eu não sou muito fã de livros que falam de coisas...uhm... normais. Eu prefiro livros de mundos alternativos, magia e essas coisas, mas OPR com certeza é uma das minhas exceções. O livro é maravilhoso, fácil de ler, engraçado e inteligente.


O livro conta a história de Don Tillman, um professor de genética de quase 40 anos e que nunca teve uma namorada na vida. Logo no começo, já entendemos porquê. Ele é extremamente organizado. Sua semana é a base de uma rotina onde ele cronometrou cada compromisso (isso inclui: limpar o banheiro, praticar atividades físicas e é claro, possíveis atrasos do trânsito ou algo assim) e um sistema de refeições padronizadas para cada dia. 

"Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo."

Don (depois de tanto seu amigo, Gene, dizer que ele precisa de uma esposa) decide que, para acompanhar essa rotina deveria ter que encontrar a mulher perfeita, no entanto, ele está cansado de ir a encontros que sempre dão errado pela pretendente nunca se encaixar em seus gostos. Uma é vegetariana, outra fuma, outra não come outro sorvete que não seja de damasco... e por aí vai. Segundo ele, é um desperdício horrível de tempo. Portanto, ele decide desenvolver um novo projeto chamado: projeto Esposa Perfeita para que pudesse filtrar as mulheres que não serviam e finalmente encontrar uma que estivesse nos seus padrões sem ter que aguentar encontros inúteis. Esse projeto consiste em um questionário calculado e meticuloso que várias mulheres vão responder, e assim ele consegue selecionar as candidatas adequadas para seu estilo de vida. Maaaas, é claro, tudo vira ao contrário quando ele conhece Rosie. Uma vegetariana, fumante, que trabalha numa boate servindo bebidas e que tem sérios problemas emocionais em relação ao pai biológico.

"Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica."

O resto da história vocês podem imaginar, mas eu sugiro que leiam, sério mesmo. É um livro muito gostoso, leve e fácil de ler, além de ser super original. Graeme encheu o livro com uma boa narrativa, ótimos personagens e a dominação de bom humor. A obra é intersa e deliciosa, de modo que o leitor é seduzido pela história desde o primeiro capítulo ao último, sem exceções. A cada novo capítulo você é surpreendido e, acredito que por esse motivo, você não quer parar de ler, dando ao livro uma leitura agradável, que flui muito bem.


Eu, por exemplo, li o livro em dois dias, mas porque fiquei parando o tempo todo por conta de: trabalhos e provas escolares. (Vida de estudante é triste!) Mas poderia, facilmente ler o mesmo livro em menos de um dia. 



O Projeto Rosie com certeza está na minha lista de melhores livros que eu li em 2014. Me conquistou completamente.



RECOMENDAMOS À:

Eu, sinceramente, recomendo esse livro a toda alma existente na Terra. Sério! Não importa o tipo de livro que você prefere; se é romance clichê, ação, aventura ou mundo alternativo, você vai gostar de O Projeto Rosie, ou pelo menos se divertir um pouco (lê-se: bastante) lendo. Aliás, o livro é para todas as idades.

Resenha por: Lauren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

« »
© Razões Literárias - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo